Exposição Abstrato SuperNova

A artista Isabela Teixeira que vem despontando no cenário das artes no sul do Brasil, traz uma instalação inusitada com explosão de cores através da luz e a arte abstrata.
A exposição que leva o nome de “Abstrato SuperNova”, mostra uma combinação mágica que leva o observador a se transportar para o espaço. Também lembrando muito as referências da aurora boreal.

Abstrato Supernova

Uma estrela nasce sempre em uma nuvem de poeira e gás, grande e fria, que se encontra, geralmente, entre outras estrelas de uma galáxia. Para que se inicie sua formação é necessário algum tipo de perturbação na nuvem como, por exemplo, a explosão de uma supernova – corpo celeste que representa a morte de uma estrela e produz objetos extremamente brilhantes. Se a estrela supernova que morreu for aproximadamente trinta vezes maior que o sol, ao invés de uma estrela de nêutrons ela formará um buraco negro.


A criatividade espontânea de Isabela Teixeira, unida a uma exploração calculada e a uma sensibilidade de artista possibilita em Abstrato Supernova uma explosão de brilho colorido que só pode ser percebido em meio à escuridão. É no imbricamento do absolutamente escuro, do buraco negro, com o aspergir das tintas coloridas e luminosas que se constrói a possibilidade de sentido. Luz e sombra, claro e escuro se complementam e só são percebidos em razão de sua coexistência. É nas referências do expressionismo abstrato que o gestual de Isabela explora as qualidades e os efeitos sensitivos da cor e da luminosidade e produz telas representadas por limites indefinidos e por relações cromáticas e luminosas. O neon é novidade onde a paixão já está estabelecida desde o começo em suas obras.(Curadora e Jornalista Michelle Dias)
“Um dia alguém me explicou o que era Supernova. Um tal encontro de astros, corpos celestes surgidos após as explosões de estrelas, que produziam algo extremamente brilhante. Fui pesquisar a respeito, e vi que apesar da beleza deste fenômeno, ele desaparece com a mesma velocidade que surge. Vai perdendo a intensidade até se tornar algo invisível, como se nunca estivesse existido. Fiquei pensando, que minhas obras de arte, tem realmente a força de uma supernova. Através da explosão de cores, traduz os sentimentos. Mas faltavam produzir um fenômeno único e brilhante, que não fossem superficiais. E sim, ficassem eternizados para sempre no meu espaço chamado tela. A intenção desta exposição, é levar as pessoas a apreciar o brilho intenso das cores e a beleza deste fenômeno de uma forma permanente e vivenciar um mundo novo. Assim chamo esta série de Abstrato “SuperNova” .(Isabela Teixeira)

“ABSTRATO SUPERNOVA” de ISABELA TEIXEIRA
Local: CIC – Centro Integrado de Cultura (Ao lado da Bienal de Design 2015)
Av. Irineu Bornhausen, 5.500 – Agronômica – Florianópolis (SC)
Data: 15 de maio a 14 de junho, das 10h às 22h
Entrada Gratuita/ Livre

IMG_4469
Abstrato_Supernova_04 Abstrato_Supernova_05 Abstrato_Supernova_06 Abstrato_Supernova_08
 21052015_Of.Arte_MHM_0866 21052015_Of.Arte_MHM_0876 21052015_Of.Arte_MHM_0882 21052015_Of.Arte_MHM_0889